segunda-feira, 8 de junho de 2009

Teatro - Educação um recurso didático para sensibilizar os estudantes do ensino fundamental à cerca das questões ambientais

































RESUMO
O trabalho relata experiências vivenciadas em uma oficina de teatro-educação, realizada com o objetivo de sensibilizar estudantes do ensino fundamental a cerca das questões ambientais, em especial a água. Os trinta e seis participantes têm idade entre 10 e 17 anos e freqüentam a Escola Municipal Tenente João Pedro Menna Barreto, em Santa Maria, RS. As atividades, realizadas em horários extra-classe, fundamentam-se nos princípios do teatro-educação descritos por Spolin (1987), e no Teatro do Oprimido de Boal (1996). Os principais resultados são a elaboração de textos, a montagem de uma esquete e a montagem de um espetáculo, com dramaturgia e cenário produzidos pelos estudantes. Constata-se que o contato direto com o fazer teatral, aliado à educação, possibilita os estudantes construírem um canal natural de expressão e sensibilidade, necessário à compreensão da realidade ambiental.

O trabalho na íntegra pode ser solicitado pelo E-mail: cbittencourtdossantos@gmail.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns Cristiano pelo ótimo trabalho realizado, é muito importante atualmente despertar nos alunos a consciência ambiental. A arte incorporada nesse projeto só o engrandece e o torna muito mais prazeroso. abraços da colega.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você,Cristiano! É extremamente necessário alertar e estimular os educandos para novas descobertas e desafios à cerca do meio ambiente. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Cris parabéns pelo teu blog e pelo trabalho que realiza em despertar a consciência das crianças sobre o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. CRISTIANO, TEU BLOG PROPORCIONOU A DIVULGAÇÃO DO TEU TRABALHO.
    PARABÉNS PELO BLOG!!!!

    ResponderExcluir